Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/15919
Autoria: Amaral, Rita Maria Ribeiro Martins Santos
Orientação: Carolino, Luís Miguel
Data: 18-Dez-2017
Título próprio: As falsas santidades e fingimentos de virtude na cidade de Lisboa entre 1640 e 1771
Referência bibliográfica: AMARAL, Rita Maria Ribeiro Martins Santos - As falsas santidades e fingimentos de virtude na cidade de Lisboa entre 1640 e 1771 [Em linha]. Lisboa: ISCTE-IUL, 2017. Dissertação de mestrado. [Consult. Dia Mês Ano] Disponível em www:<http://hdl.handle.net/10071/15919>.
Palavras-chave: História contemporânea
Inquisição
Repressão
Igreja cristã
Lisboa - Portugal - 1640-1771
False sanctities
Pretense of virtue
Inquisition
Holiness
Resumo: Esta dissertação pretende demonstrar que o desejo das autoridades eclesiásticas em uniformizar a fé e os costumes levou ao aumento da criminalização dos comportamentos, supostamente desviantes como as falsas santidades e fingimentos de virtudes. Numa fase inicial, a perfeição cristã foi bastante incentivada pelas autoridades eclesiásticas, mas a verdade é que sempre que os leigos imitavam santos ou publicavam virtudes eram objeto de perseguição inquisitorial. Esta dissertação estuda essa repressão, com base na análise de 15 processos da Inquisição lisboeta entre 1640 e 1771. Esta análise demonstrou que, os leigos encontravam-se perante um paradoxo criado pelo Concílio de Trento que, se por um lado, recomendava os cristãos a empenharem-se na sua vida religiosa e espiritual, por outro lado, não deixava de simultaneamente procurar controlar, uniformizar e extinguir tal caminho espiritual.
This dissertation aims to demonstrate that the desire of ecclesiastical authorities to standardize faith and popular customs, led to an increase in the criminalization of allegedly deviant behaviors, such as, false sanctities and pretense of virtue. At an early stage, Christian perfection was greatly encouraged by the ecclesiastical authorities, however, whenever lay people imitated saints or published virtues they were object of inquisitorial persecution. This dissertation studies that repression, based on the analysis of 15 processes of the Lisbon Inquisition between 1640 and 1771. This analysis showed that, lay people were faced with a paradox created by the Council of Trent, which, if on the one hand, recommended that Christians should engaged their religious and spiritual life, on the other hand, did not fail to simultaneously seek to control, standardize, and extinguish that spiritual path.
Designação do grau: Mestrado em História Moderna e Contemporânea
Arbitragem científica: yes
Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:T&D-DM - Dissertações de mestrado

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