Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/14780
Autoria: Morais, Tarcízio António de Castro
Orientação: Nascimento, Generosa Gonçalves do
Data: 8-Nov-2017
Título próprio: Redesenho de instrumentos de avaliação de desempenho docente nas escolas salesianas portuguesas
Referência bibliográfica: MORAIS, Tarcízio António de Castro - Redesenho de instrumentos de avaliação de desempenho docente nas escolas salesianas portuguesas [Em linha]. Lisboa: ISCTE-IUL, 2017. Dissertação de mestrado. [Consult. Dia Mês Ano] Disponível em www:<http://hdl.handle.net/10071/14780>.
Palavras-chave: Avaliação do desempenho
Docente
Estratégias
Ensino particular
Balanced Scorecard
Trabalho de projeto
Teacher Performance Assessment
Strategy
Private and Particular Education
Resumo: A avaliação de desempenho docente é o objeto de estudo central deste trabalho de projeto associando o alinhamento da gestão estratégica da Fundação “Salesianos” e das suas escolas com a gestão de performance da ação educativa dos docentes, no redesenho de um modelo de avaliação docente capaz de um desenvolvimento profissional que conduza à excelência e qualidade reconhecida de cada uma das escolas da Fundação Salesianos. Em resposta a estes elementos, foi desenhado o projeto nascido de uma necessidade de concretizar os desafios da avaliação de desempenho num processo cada vez mais de supervisão e acompanhamento dos docentes, para a melhoria contínua do seu desempenho, num processo de avaliação que permita uma melhoria contínua das escolas salesianas. Foram desenvolvidos instrumentos de suporte como o Balanced Scorecard, os perfis profissionais docentes, e um modelo de avaliação de desempenho com fichas de avaliação de desempenho, integrando o projeto “Futuris: melhorar cada dia!”.
The assessment criteria of teaching performance is the central object of this project work associating the alignment of the strategic management of the Salesian’s Foundation of its schools with the performance management of the educational action of the teachers, in the redesign of a teaching assessment model capable of a professional development that leads to the excellence and recognized quality of each schools of the Salesian Foundation. In response to these elements, the project urged to the need to accomplish the challenges of the performance assessment in an increasing process of supervision and follow-up of teachers, for continuous improvement of their performance, in an assessment process that allows a continuous improvement of Salesian’s schools. Supportive tools has been developed such as the Balanced Scorecard, professional teacher profiles, and a performance evaluation model with performance assessment sheets, integrating the “Futuris: melhorar cada dia!” project.
Designação do grau: Mestrado em Administração Escolar
Arbitragem científica: yes
Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:T&D-DM - Dissertações de mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Trabalho de Projeto - Tarcizio Morais_final.pdf8,07 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.