Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/14629
Autoria: Barradas, Margarida do Carmo Mendes
Orientação: Correi, Américo Manuel Carapeto
Data: 2017
Título próprio: Comunicação veículo para veículo
Referência bibliográfica: BARRADAS, Margarida do Carmo Mendes - Comunicação veículo para veículo [Em linha]. Lisboa: ISCTE-IUL, 2017. Dissertação de mestrado. [Consult. Dia Mês Ano] Disponível em www:<http://hdl.handle.net/10071/14629>.
Palavras-chave: Engenharia de telecomunicações
LTE-Long term evolution
Automóvel
Controlo inteligente
Controlo automático
VANET (Rede Veicular Ad-hoc)
ITS (Sistemas de Transporte Inteligente)
Segurança veicular
Condução autónoma
HetVNET (redes veiculares heterogéneas)
Vehicular safety
Autonomous driving
Resumo: presente dissertação, apresenta primeiramente os conceitos relacionados com a evolução dos sistemas de comunicação sem fios em redes veiculares (VANETs), e aliado a esta evolução, os ITS (Sistemas de Transporte Inteligente), que têm como finalidade a normalização das IEEE802.11p WAVE. Em seguida, avaliam-se duas normas de comunicação sem fios fiáveis, IEEE801.11p e o LTE, verificando-se que a sua utilização conjunta permite suportar os requisitos de comunicação em redes veiculares, introduzindo-se o conceito HetVNET (redes veiculares heterogéneas). Explorou-se também a condução autónoma, por esta ser considerada uma tecnologia promissora na redução de acidentes rodoviários, congestionamento do tráfego e por se acreditar que os veí- culos de condução autónoma estarão no mercado até 2020. Foram também apresentadas algumas controvérsias, no âmbito da segurança, saúde, legislação e ética. Por fim, estudou-se em pormenor três cenários típicos de condução autónoma na cidade de Lisboa, incluindo-se dois cenários de Via Rápida Urbana e um de Interseção Urbana. Foram avaliados alguns aspetos, tais como a necessidade de introdução de novos sensores ao logo do troço de uma via rápida, de novas estações de base ao longo das vias e de novas faixas do espetro de frequência para escoar para a nuvem todos os dados gerados pelos automóveis autó- nomos. Do estudo efetuado, verificou-se que as estações de base devem ser colocadas na via de 400 em 400 metros, para se garantir a existência de uma zona de sobreposição onde se realizam os handovers, tendo-se demonstrando a aplicabilidade da condução autónoma, numa grande cidade, como Lisboa, tanto num cenário de uma via rápida como numa zona de interseção.
The current thesis firstly considers the concepts related with the evolution of wireless communication systems in vehicular networks (VANETs), and in couple to this evolution, the ITS (Intelligent Transport Systems), whose purpose is the standardization of IEEE802.11p WAVE. Following, two reliable wireless communication standards, IEEE801.11p and LTE, are evaluated, and their joint use can support the communication requirements in vehicular networks by introducing the concept HetVNET (heterogeneous vehicular networks). Autonomous driving was then explored because it was a promising technology to reduce road traffic accidents, traffic congestion and it is believed that autonomous vehicles would be on the market by 2020. Some controversies were also presented in the field of safety, health, legislation and ethics. Finally, three typical scenarios of autonomous driving in the city of Lisbon were studied in detail, including two scenarios of Urban highway and Urban Intersection. Some features were evaluated, such as the need to introduce new sensors in the highway, new base stations along the highway and new bands of the frequency spectrum are needed to allow the flow to the cloud of all the data generated by the autonomous cars. From the study carried out, was verified that the base stations should be positioned in the road of 400 in 400 meters, to guarantee the existence of an overlap zone where the handovers are performed, demonstrating the applicability of autonomous driving, in a big city, such as Lisbon, in a highway and in an intersection
Designação do grau: Mestrado em Engenharia de Telecomunicações e Informática
Arbitragem científica: yes
Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:T&D-DM - Dissertações de mestrado

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