Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/14415
Autoria: Cabaceira, Inês de Sousa Patrocínio
Orientação: Rodrigues, David Filipe Lourenço
Data: 27-Jul-2017
Título próprio: Ajudar os outros leva a infidelidade?: efeito de licença moral e consistência moral nos relacionamentos interpessoais
Referência bibliográfica: CABACEIRA, Inês de Sousa Patrocínio - Ajudar os outros leva a infidelidade?: efeito de licença moral e consistência moral nos relacionamentos interpessoais [Em linha]. Lisboa: ISCTE-IUL, 2017. Dissertação de mestrado. [Consult. Dia Mês Ano] Disponível em www:<http://hdl.handle.net/10071/14415>.
Palavras-chave: Relações interpessoais
Altruísmo
Família
Vida conjugal
Valor moral
Infidelidade
Julgamentos morais
Autoconceito moral
Licença moral
Consistência moral
Altruism
Infidelity
Moral judgments
Moral self-concept
Moral licensing
Moral consistency
Resumo: Temos como objetivo estudar as consequências após a intenção de agir moralmente. Por um lado, a investigação tem demonstrado que ações morais anteriores são compensadas com atos imorais subsequentes, efeito denominado por licença moral. Por outro lado, a investigação tem demonstrado que ações morais anteriores motivam atos morais subsequentes, efeito denominado por consistência moral. Estes dois efeitos são explicados pelo aumento do autoconceito moral, ou seja, pela autoperceção de maior moralidade. Pretendemos contrastar estes dois efeitos ao analisar de que forma uma ação altruísta inicial tem impacto em julgamentos de infidelidade. Em dois estudos experimentais, metade dos participantes imaginaram envolver-se em trabalho comunitário (condição de altruísmo), enquanto que aos restantes tal não foi pedido (condição de controlo). Os resultados mostraram que os participantes da condição de altruísmo reportaram atitudes mais desfavoráveis face à infidelidade, efeito mediado pelo aumento do autoconceito moral (Estudos 1 e 2). Tais resultados suportam o efeito de consistência moral. No Estudo 2 foi ainda pedido aos participantes para julgarem o quão indicativo de infidelidade consideravam falar (cenário ambíguo) ou beijar (cenário explícito) uma pessoa atraente do outro sexo. Os resultados mostraram que na condição de altruísmo os participantes julgaram o cenário ambíguo, mas não o cenário explícito, como menos indicativo de infidelidade. Mais uma vez, este efeito foi mediado pelo aumento do autoconceito moral. Tal dá suporte ao efeito de licença moral. Esta investigação sugere diferenças nos efeitos da moralidade quando as pessoas formam julgamentos referentes a si mesmas ou referentes a outras pessoas.
We aim to study the consequences after intending to act morally. On the one hand, research has shown that a previous moral act lead to subsequent immoral acts – defined as the moral licensing effect. On the other hand, research has shown that a previous moral act lead to subsequent moral acts – defined as the moral consistency effect. Both effects have been explained by an increase of moral self-concept, that is, the self-perception of greater morality. We aim to contrast these two effects by analyzing how an initial altruistic act influences infidelity judgments. In two experiments, half of the participants were asked to image being involved in community work (altruism condition), whereas the remaining were not asked to do so (control condition). Results showed that participants in the altruism condition reported more unfavorable attitudes towards infidelity, and that this effect was mediated by an increased moral self-concept (Studies 1 and 2). This supports a moral consistency effect. In Study 2 participants were also asked to judge how indicative of infidelity they considered to be talking (ambiguous scenario) or kissing (explicit scenario) an attractive person of the other sex. Results showed that participants in the altruism condition judge the ambiguous scenario, but not of the explicit scenario, as less indicative of infidelity. Again, this effect was mediated by an increased moral self-concept. This supports a moral licensing effect. This research suggests differences in the effects of morality when people form judgments about themselves or about other people.
Designação do grau: Mestrado em Psicologia Social e das Organizações
Arbitragem científica: yes
Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:T&D-DM - Dissertações de mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Dissertação - Final.pdf979,91 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.