Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/14228
Autoria: Carvalho, L. R.
Mouro, C.
António, J.
Monteiro, M.
Data: 2002
Título próprio: Crenças dos educadores sobre infância, aprendizagem e escolarização das crianças em contextos escolares multiétnicos
Volume: 16
Número: 2
Paginação: 325-350
ISSN: 0874-2049
DOI (Digital Object Identifier): 10.17575/rpsicol.v16i2.483
Resumo: Com uma amostra de 96 professoras e 155 mães de dois grupos étnico/culturais (mães portuguesas brancas e mães imigrantes negras) analisam-se o conteúdo e os factores de variabilidade das crenças destes educadores sobre desenvolvimento, educação e as vantagens e desvantagens de escolarizar crianças diferentes num mesmo cenário escolar. A análise factorial das repostas identifica três factores de crenças sobre desenvolvimento e educação e um sobre as desvantagens da integração escolar. Professoras e mães partilham grande parte das crenças estudadas mas diferenciam-se relativamente a crenças relacionadas com a natureza da infância. As crenças sobre a responsabilidade da escola e da família diferenciam o pensamento dos dois grupos étnicos de mães. A formação das professoras em educação multiculturas, assim como o contexto escolar etnicamente maioritário vs. minoritário, também são factores diferenciadores das suas crenças.
Arbitragem científica: yes
Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:CIS-RN - Artigos em revistas científicas nacionais com arbitragem científica

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