Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/14103
Autoria: Felício, Maria Teresa de Almeida Monteiro
Orientação: Rodrigues, José Azevedo
Data: 22-Nov-2016
Título próprio: Análise da performance do serviço nacional de saúde de Portugal continental
Referência bibliográfica: FELÍCIO, Maria Teresa de Almeida Monteiro - Análise da performance do serviço nacional de saúde de Portugal continental [Em linha]. Lisboa: ISCTE-IUL, 2016. Dissertação de mestrado. [Consult. Dia Mês Ano] Disponível em www:<http://hdl.handle.net/10071/14103>.
Palavras-chave: Serviço de saúde
Custo da saúde
Balanced scorecard
Performance
NHS
Costs
Resumo: A necessidade de avaliação de performance tem-se vindo a estender ao setor da saúde, apesar da sensibilidade que lhe é inerente, tanto por razões de natureza política, como económica, para controlo de custos, como para ocorrer um fenómeno de empowerment dos cidadãos relativamente à sua saúde. Para colmatar esta necessidade é necessário existir um conjunto de indicadores mensuráveis e de confiança, que permita avaliar, comparar e melhorar a performance das instituições. O estudo tem como principais objetivos a análise da performance global do SNS de Portugal continental, através da análise dos 3 principais tipos de instituições que o constituem (hospitais, ULS e ARS) e a construção de um instrumento de avaliação, o Balanced Scorecard, que tenha em conta as especificidades das instituições em questão. O alvo do estudo é toda a população, ou seja, todas as instituições prestadoras de cuidados de saúde diretos à população, em Portugal continental, e que pertençam ao SNS. Os anos em estudo são 2013 e 2014. Os dados foram recolhidos nos relatórios anuais das várias instituições. Os resultados mostram que há uma grande incoerência de dados no setor da saúde, não permitindo uma análise adequada da performance das suas instituições.
The need for performance evaluation has been extended to the health sector, despite the sensibility that is inherent, both for political reasons, as for economic reasons, to cost control, as to health empowerment of the citizens. To overcome this need is necessary a set of measurable and reliable indicators, in order to access, compare and improve the institutions’ performance. This study has as main objectives the analysis of the overall performance of Portugal’s mainland NHS. The 3 main types of institutions belonging to NHS were analyzed and the construction of an assessment tool, the Balanced Scorecard, was made, taking into account the institutions’ specificities. The study target is the entire population, that means, all the national direct health care providors, on the mainland, and also belonging to the NHS. The years under study are 2013 and 2014. The data was collected using the annual institution’s reports. The results show that there is great data inconsistencies in the health sector, not allowing a proper performance analysis, both of the instituions as a unit as per the entire NHS.
Designação do grau: Mestrado em Gestão de Serviços de Saúde
Arbitragem científica: yes
Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:T&D-DM - Dissertações de mestrado

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