Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/14041
Autoria: Carvalho, R.
Pereira, I.
Esperança, J.
Data: 2012
Título próprio: O papel das parcerias na internacionalização das empresas portuguesas
Volume: 17
Paginação: 9-29
ISSN: 0873-7444
Palavras-chave: Internacionalização
Parcerias
Conhecimento
Autorregulação
Resumo: Este estudo analisa os determinantes da formação de parcerias em processos de internacionalização, em particular para mercados emergentes. O estudo confirma um impacto positivo da procura de competências no processo de formação de parcerias. Ficou também demonstrado que o estabelecimento de parcerias está negativamente relacionado com o grau de aprendizagem resultante dos processos de investimento direto estrangeiro. O estudo permite, também, confirmar que o estabelecimento de parcerias é maior em mercados emergentes, assim como o estabelecimento de parcerias é maior quando o potencial parceiro é uma empresa sediada no país de destino. Finalmente, o estudo confirma o impacto positivo e estatisticamente significativo do estabelecimento de parcerias quando a capacidade de decisão (maioria do capital social) é assegurada pela empresa multinacional.
Arbitragem científica: yes
Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:BRU-RN - Artigos em revistas científicas nacionais com arbitragem científica

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