Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/1392
Autoria: Reto, Luís
Nunes, Francisco
Data: 1992
Título próprio: Avaliação da eficácia da formação: a pertinência da perspectiva experimental
Número: III-IV
Paginação: 43-56
ISSN: 0874-8456
Palavras-chave: Formação profissional
Avaliação
Qualidade
Metodologia experimental
Resumo: Este artigo tem como objectivo central questionar as perspectivas e práticas dominantes na avaliação da formação, baseadas na mera transposição da metáfora escolar para o mundo organizacional. A este posicionamento contrapõe-se a ideia de ver o processo formativo à luz da metáfora da qualidade, o que tem como principal implicação privilegiar nos estudos de avaliação, a qualidade da concepção dos programas, a recolha prévia de indicadores pertinentes e a medição desses mesmos indicadores após as acções de formação. Num segundo momento procede-se à apresentação da metodologia experimental e defende-se a posição de que esta abordagem pode revestir-se de grande utilidade no desenho dos programas de avaliação da formação. Finalmente, sugerem-se algumas das suas consequências para o mercado da formação profissional quando se perspectiva deste modo a problemática da avaliação.
Arbitragem científica: Sim
Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:BRU-RN - Artigos em revistas científicas nacionais com arbitragem científica

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