Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/13247
Autoria: Vitorino, Helder Manuel Estevão
Orientação: Andrade, Cláudia
Loureiro, Ana
Data: 23-Nov-2016
Título próprio: A janela no local de trabalho: o impacto da luz natural e da vista na fadiga, na necessidade de recuperação e na saúde e bem-estar dos colaboradores
Referência bibliográfica: VITORINO, Helder Manuel Estevão - A janela no local de trabalho: o impacto da luz natural e da vista na fadiga, na necessidade de recuperação e na saúde e bem-estar dos colaboradores [Em linha]. Lisboa: ISCTE-IUL, 2016. Dissertação de mestrado. [Consult. Dia Mês Ano] Disponível em www:<http://hdl.handle.net/10071/13247>.
Palavras-chave: Campo de luz
Local de trabalho
Saúde no trabalho
Bem-estar
Avaliação das necessidades
Window
Natural light
View
Fatigue
Need for recovery
Health and well being
Resumo: Neste estudo propôs-se investigar se locais de trabalho com luz natural adequada e acesso a uma vista agradável através da janela estão associados a menos fadiga e menos necessidade de recuperação e se estas variáveis estão, por sua vez, relacionadas com medidas de saúde e bem-estar. Particularmente, testou-se o papel mediador da fadiga e necessidade de recuperação nas relações entre a satisfação com a luz natural e com a vista e medidas de saúde e bem-estar como satisfação profissional, stress profissional, humor positivo, saúde percebida e problemas de sono. Numa situação em que os colaboradores têm relativa autonomia para decidir o local onde trabalham e para gerir o seu tempo, esta hipótese foi também testada em relação ao tempo passado no gabinete. Neste sentido, 183 investigadores responderam a um questionário online. Foram apresentadas questões com o intuito de recolher informação ao nível das características e da satisfação com o ambiente físico; dos níveis de fadiga e de necessidade de recuperação, de medidas de saúde e bem-estar e acerca do tempo passado no gabinete. Os resultados mostraram que nem a fadiga nem a necessidade de recuperação medeiam as relações entre a satisfação com a luz natural e a satisfação com a vista e as medidas de saúde e bem-estar. De um modo geral, a satisfação com a luz natural e a satisfação com a vista estão associadas a menos fadiga e menos necessidade de recuperação, mas não se relacionam com as medidas de saúde e de bem-estar, excepto com o humor. Por outro lado, a fadiga e necessidade de recuperação estão correlacionadas com a satisfação profissional, stress profissional, humor positivo, saúde percebida e problemas de sono. Não se encontraram associações entre o tempo passado no gabinete e a fadiga, a necessidade de recuperação e as medidas de saúde e bem-estar.
The goal of the present study is to investigate if work environments in which the workers believe to have adequate natural light and a pleasant view can lessen the levels of fatigue and need for recovery, and if those variables are related with health and wellbeing measures. Objectively, the mediating role of fatigue and need for recovery was tested in the relationships between satisfaction with natural light/office view and health and wellbeing measures like professional satisfaction, professional stress, positive humour, perceived health and sleep disorders. In a situation where the workers have the autonomy to decide their workplace and their schedule, this hypothesis was also tested in relation to the time spent in the office. For this, 183 researchers answered an online questionnaire. The goal of the questions asked was to collect data regarding the satisfaction and characteristics of the physical environment, fatigue levels and need for recovery, measures of health and wellbeing, and time spent in the office. Results show that neither fatigue nor need for recovery mediate the relations between satisfaction with the natural light; satisfaction with the view and measures of health and wellbeing. Generally, satisfaction with natural light and view are associated with less fatigue and less need for recovery, but do not relate to measures of health and wellbeing, except humour. On the other hand, fatigue and need for recovery are correlated with professional satisfaction, professional stress, positive humour, perceived health, and sleep disorders. There were no associations found between the time spent in the office and fatigue, need for recovery and measures of health and wellbeing.
Designação do grau: Mestrado em Psicologia Social e das Organizações
Arbitragem científica: yes
Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:T&D-DM - Dissertações de mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Tese_Helder_Vitorino.pdf1,46 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.