Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/12797
Autoria: Lopes, L.
Correia, N.
Aguiar, C.
Data: 2016
Título próprio: Implementação do direito de participação das crianças em contexto de jardim de infância: as perceções dos educadores
Volume: 29
Número: 2
Paginação: 81 - 108
ISSN: 0871-9187
DOI (Digital Object Identifier): 10.21814/rpe.6560
Palavras-chave: Direito de participação das crianças
Questionário
Perceções
Jardim de infância
Resumo: Com este estudo, pretendeu-se desenvolver e avaliar as características psicométricas de uma medida de avaliação das perceções dos educadores de infância acerca da implementação do direito de participação em contexto de jardim de infância. Participaram 168 educadores de infância, sendo que, destes, 40 foram observados, em contexto de sala, com o Classroom Observation Scoring System (Pianta, La Paro, & Hamre, 2008). Identificámos dois componentes das perceções dos educadores acerca da participação das crianças: Expressão e Responsabilidade das Crianças e Tomada de Decisão pelo Adulto. A Tomada de Decisão pelo Adulto estava negativamente associada à qualidade das salas e às habilitações académicas dos educadores. Paralelamente, educadores do setor público obtiveram resultados mais elevados no componente Expressão e Responsabilidade das Crianças do que educadores do setor privado com fins lucrativos. Os dados obtidos fornecem evidências que suportam, moderadamente, a fidelidade e a validade da medida.
Arbitragem científica: yes
Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:CIS-RN - Artigos em revistas científicas nacionais com arbitragem científica

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