Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/12698
Autoria: Xiaomei, Huang
Orientação: Martins, Luís Manuel Dias
Data: 21-Dez-2016
Título próprio: Apply Hofstede’s national cultural dimension theory to analyze chinese tourist behaviors in Portugal tourism
Referência bibliográfica: XIAOMEI, Huang - Apply Hofstede’s national cultural dimension theory to analyze chinese tourist behaviors in Portugal tourism [Em linha]. Lisboa: ISCTE-IUL, 2016. Dissertação de mestrado. [Consult. Dia Mês Ano] Disponível em www:<http://hdl.handle.net/10071/12698>.
Palavras-chave: Hofstede
Cross-cultural study
Tourist behavior
Tourism economy
Teorias da cultura
Turismo
Comportamento
Economia do turismo
Resumo: With the globalization, the development of outbound travel experience rapidly grew in recent decades. International tourism has become the largest industry in the world. It is the new engine for economic development in many countries. Cross-cultural tourism has brought great benefit to the destination countries. On the other side, it also brings some negative effects between the tourists and the natives. Culture is one of the important factors on promoting the cross-cultural tourism but also becomes one of the barriers in its development. For Chinese tourists, Portugal is an emerging travel destination. Portugal tourism has natural advantages but also market disadvantages. It is very important for Portugal, which has limited resources, to use reasonable strategies on satisfying Chinese tourists’ demands and spreading local cultures. In this study, I use Hofstede’s national cultural dimension theory and some empirical studies to analyze the cultural differences between Portugal and China, and try to find out how cultures influence tourists behaviors. Finally, I try to provide some suggestions to help Portugal develop a sustainable tourism in order to attract more Chinese tourists and increase their satisfaction. In addition, it could be a model for the travel destinations to explore new tourist markets with different cultures.
Com a globalização, a viagem transnacional também se desenvolve rapidamente. Além de ser a maior indústria do mundo, a indústria da viagem internacional também é um novo motor para o desenvolvimento económico de muitos países. Enquanto que a viagem transnacional traz vários lucros para os países de destino, as diferentes culturas entre os visitantes e os países de destino também causa muitos efeitos negativos. A cultura é um fator principal que promove a viagem transnacional, mas também é um obstáculo que impede o seu desenvolvimento. Para os visitantes chineses, Portugal é um novo destino de viagem, que tem as suas vantagens e desvantagens no desenvolvimento da indústria turística. Como aproveitar de forma razoável os recursos locais para atender os visitantes chineses, proteger e divulgar a cultura local é muito importante para Portugal, que é um país com recursos limitados. O texto combina a teoria transcultural de Hofstede e as práticas de outros estudiosos para analisar a diferença cultural entre Portugal e a China, a fim de estudar os efeitos de um contexto cultural diferente no comportamento de turistas. Com base nisso, propõem-se sugestões que possam atender as necessidades de turistas chineses, aumentar a sua satisfação da viagem a Portugal e ao mesmo tempo, divulgar o desenvolvimento sustentável da indústria turística de Portugal. Além disso, este estudo também serve como um modelo de referência para os mercados emergentes com culturas diferentes dos outros destinos de viagem.
Designação do grau: Mestrado em Empreendedorismo e Estudos da Cultura
Arbitragem científica: yes
Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:T&D-DM - Dissertações de mestrado



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