Utilize este identificador para referenciar este registo:
http://hdl.handle.net/10071/12641
Registo completo
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.editor | Bernardes, Sónia F. | por |
dc.date.accessioned | 2017-03-24T11:34:22Z | - |
dc.date.available | 2017-03-24T11:34:22Z | - |
dc.date.issued | 2017-03 | - |
dc.identifier.isbn | 978-989-732-894-7 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10071/12641 | - |
dc.description.abstract | Esta obra consiste no relatório científico do projeto INTEGRA I&E. O INTEGRA I&E consistiu num projeto de investigação-ação, que, ao longo do biénio 2014/2016, visou a avaliar o hiato entre discursos e práticas de promoção da integração investigação no ensino (I&E) na Escola de Ciências Sociais e Humanas (ECSH) do ISCTE-IUL e, simultaneamente, estimular a construção coletiva e participada de estratégias que minimizassem este hiato. Foi desenvolvido por uma equipa de 7 docentes/investigadores, representantes de quatro áreas disciplinares presentes na ECSH (Antropologia, Economia Política, Psicologia e Sociologia) e 4 bolseiros de investigação. Em estreita colaboração, esta equipa multidisciplinar desenvolveu, em paralelo, três linhas de pesquisa complementares que visaram: (1) identificar e caracterizar as conceções, experiências e práticas de integração I&E e (2) reforçar e promover as práticas de integração I&E já existentes na ESCH (secção I). Partindo da triangulação de metodologias qualitativas e quantitativas, a primeira linha de pesquisa esteve centrada nas perceções e experiências dos discentes (secção II; capítulos 1 a 4), a segunda, nas perceções e práticas do corpo de docentes e investigadores (secção III, capítulos 4 a 8); e a terceira, nas experiências de uma Comunidade de Prática sobre integração I&E (secção VI). Esta obra apresenta uma descrição detalhada dos resultados científicos e das principais conclusões do projeto, que permitiram não só identificar os principais desafios futuros, mas também apresentar um conjunto de recomendações para promover a integração I&E ao nível da ECSH/ISCTE-IUL (secção V). | por |
dc.description.sponsorship | Cofinanciado pela Fundação Calouste Gulbenkian, no âmbito do concurso Projetos Inovadores no Domínio Educativo (FCG/PIDE/138181/2015) | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | ISCTE-IUL | por |
dc.rights | openAccess | por |
dc.subject | Ensino Superior | por |
dc.subject | Práticas pedagógicas | por |
dc.subject | Integração da investigação no ensino | por |
dc.subject | Comunidade de Prática | por |
dc.title | INTEGRA I&E – Promover a Integração da Investigação no Ensino Superior: O caso da Escola de Ciências Sociais e Humanas do ISCTE-IUL | por |
dc.type | book | por |
dc.peerreviewed | yes | por |
degois.publication.location | Lisboa | por |
Aparece nas coleções: | DPSO-LAN - Autoria de livros nacionais |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
INTEGRA_I&E_Relatório_Científico_2017.pdf | 3,97 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.