Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/12571
Autoria: Tavares, Inês Santos
Orientação: Capucha, Luís
Data: 5-Dez-2016
Título próprio: A relação entre atividades extracurriculares de teatro e o desempenho escolar
Referência bibliográfica: Tavares, I. S. (2016). A relação entre atividades extracurriculares de teatro e o desempenho escolar [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório do Iscte. http://hdl.handle.net/10071/12571
Palavras-chave: Avaliação do desempenho escolar -- Assessment of school performance
Educação extra-escolar -- Out-of-school education
Teatro -- Theater
Desigualdade social -- Social inequality
Representações sociais -- Social representations
Reprodução social -- Social reproduction
Habitus
Capital cultural -- Cultural capital
Resumo: Partindo do dado adquirido do património sociológico de que a escola contribui para a reprodução social, pretende-se explorar a relação entre as atividades extracurriculares de teatro e o desempenho escolar, análise fundamentada em quatro principais conceitos: o habitus, o capital cultural, as desigualdades sociais e as representações sociais. A operacionalização do trabalho recorreu a um estudo de caso centrado nos alunos que frequentam as atividades extracurriculares de teatro na Escola Pedro Jacques Magalhães, de forma a recolher informação para analisar a problemática. A atividade em estudo é gratuita e oferecida pela escola na escola, o que potencia ultrapassar a eventual barreira económica da entrada neste tipo de atividades extracurriculares. Contudo, verifica-se que as condicionantes sociais e culturais estão presentes na materialização das escolhas pela (não) frequência destas atividades. Na exploração do tema, foram utilizadas as técnicas de inquérito, entrevista e observação, para além da análise bibliográfica e da análise documental, optando-se, portanto, pela adoção de metodologias mistas
Assuming that school contributes to social reproduction, we intend to explore the relationship stablished between theatre extracurricular activities and educational performance, an analysis that will be founded on four main concepts: habitus, cultural capital, social inequalities, and social representations. In order to do this, we have studied a case study that focused on students who attend theatre extracurricular activities at Escola Pedro Jacques Magalhães, in order to gather data to analyze the issue. The studied activity is free and offered by the school at the school, which boosts the eventual economical barrier that may exist in this kind of extracurricular activities. However, we see that there are social and cultural constraints as far as (not) deciding to attend this activities is concerned. When doing this work, we have used the survey, interview and observation techniques, besides bibliographical and documental analysis. Therefore, we have decided to use mixed methodologies.
Designação do grau: Mestrado em Sociologia
Arbitragem científica: yes
Acesso: Acesso Restrito
Aparece nas coleções:T&D-DM - Dissertações de mestrado

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