Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/12419
Autoria: Valentim, Fábio Alexandre Teixeira
Orientação: Silva, Rita Maria Espanha Pires Chaves Torrado da
Data: 8-Nov-2016
Título próprio: As opções de consumo cinematográfico do público português em salas de cinema
Referência bibliográfica: VALENTIM, Fábio Alexandre Teixeira - As opções de consumo cinematográfico do público português em salas de cinema [Em linha]. Lisboa: ISCTE-IUL, 2016. Dissertação de mestrado. [Consult. Dia Mês Ano] Disponível em www:<http://hdl.handle.net/10071/12419>.
Palavras-chave: Cinema
Indústria cinematográfica
Consumo cultural
Público
Cinema arthouse
Cinema mainstream
Arthouse cinema
Mainstream cinema
Audiences
Cultural consumption
Resumo: O consumo de cinema em Portugal é dominado pelos filmes do tipo mainstream. Estes são filmes com altos valores de produção e divulgação que fazem uso das “propriedades de sinalização” como o recurso a artistas muito conhecidos e efeitos especiais para chamarem as massas às salas de cinema e com isso obterem grandes receitas nas bilheteiras. Por outro lado existe uma indústria paralela e mais independente do mercado que atrai uma minoria do público português de cinema: o público do cinema arthouse. Perceber o que leva esta minoria a demarcar-se do grande público e dos filmes mais comerciais no que toca ao consumo cultural de cinema é o grande objetivo desta investigação. Uma investigação mista que teve como base a análise de bibliografia nacional e internacional sobre cinema e os seus públicos, a análise de dados quantitativos nacionais e ainda a utilização de métodos qualitativos através de entrevistas a uma parte do público minoritário português de cinema. Como uma modesta tentativa de contributo substantivo aos estudos produzidos sobre cinema esta investigação surge assim mais focado numa vertente do seu consumo tradicional e numa minoria menos estudada e representada que se afasta do consumo de massas mais explorado por outros autores. Pela análise realizada ao longo das páginas desta dissertação é possível concluir que as razões que levam um público minoritário a afastar-se do gosto e consumo do grande público são, em primeiro lugar, as características e conteúdo dos filmes mainstream bem como as estratégias de marketing a estes associadas e, em segunda instância, a própria experiência que é procurada no visionamento de um filme. Esta pode ser entendida como uma forma de distinção simbólica e diferenciação intelectual.
The film consumption in Portugal is dominated by the mainstream movies. These are films with high production values and publicity that make use of "signaling properties" as the use of well-known artists and special effects for calling the masses to movie theaters and thereby obtain large revenues at the box office. On the other hand, there is a parallel and more independent industry market that attracts a minority of portuguese cinema audience: the arthouse cinema public. Realize why this minority distances itself from the general public and the most commercial films in relation to cultural film consumption is the major objective of this research. This research was based on the national and international literature analysis on cinema and its public, the national quantitative data analysis and also the use of qualitative methods by interviewing a part of the minority portuguese cinema audience. As a modest attempt to substantive contribution to the studies produced on films, this research thus appears more focused on a part of its traditional consumption and a minority of the public less studied and represented that moves away from the consumption of more exploited masses by other authors. Through this work we conclude that the reasons a minority audience to move away from the preference and great public consumption are, at first, the characteristics and content of mainstream films as well as marketing strategies associated with them, and in the second instance, the experience that is sought in watching a movie. This can be understood as a form of symbolic distinction and intellectual differentiation.
Designação do grau: Mestrado em Comunicação, Cultura e Tecnologias da Informação
Arbitragem científica: yes
Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:T&D-DM - Dissertações de mestrado



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