Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/11881
Autoria: Costa, Renato Lopes da
Orientação: António, Nelson Santos
Data: 2012
Título próprio: O papel da consultoria de gestão no processo da formulação e implementação da estratégia das PME em Portugal: Estudo de caso
Referência bibliográfica: Costa, R. L. (2012). O papel da consultoria de gestão no processo da formulação e implementação da estratégia das PME em Portugal: Estudo de caso [Tese de doutoramento, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório do Iscte. http://hdl.handle.net/10071/11881
ISBN: 978-989-732-928-9
Palavras-chave: Consultoria -- Consulting
Gestão de empresas
Conhecimento -- Knowledge
Estratégias
PME Pequenas e Médias Empresas -- SME Small and Medium Enterprises
Management consultancy
Strategy-as-practice
Resumo: Muito embora as atividades de consultoria de gestão tenham obtido um considerável crescimento em termos de significância económica nos últimos anos, estes resultados não têm sido devidamente acompanhados por um maior número de pesquisas conceptuais e empíricas nesta área. Por forma a combater a escassez de estudos sobre o trabalho efetivo dos consultores de gestão, esta tese visa analisar o papel destes profissionais na condução, reflexão, decisão e ação, “que vai da análise e formulação à implementação e controlo” da transferência de saberes e práticas organizacionais que são aplicadas pelos consultores de gestão nas suas PME cliente, realizando todo o enquadramento do estudo numa perspetiva de análise ligada ao campo de pesquisa da estratégia-como-prática. Os resultados da análise empírica sob a forma de entrevistas semiestruturadas e questionários aplicados a consultores de gestão e gestores de PME da grande Lisboa, Douro, Leiria, Setúbal, Arquipélago da Madeira, Minho, Beira-Alta e Algarve, demonstraram que a consultoria de gestão assenta sobre uma base de conhecimento intensivo tendo a aprendizagem como fator chave de desenvolvimento deste mesmo conhecimento, sendo a competência a abordagem de base no tronco comum de etapas a considerar para o seu desenvolvimento. Competitividade, libertação de meios, otimização de processos, conhecimentos, rentabilidade, novidade, novas experiências e ideias, conhecimento de mercado e de negócio, devem por isso fazer parte de um modelo cooperativo de coresponsabilidade neste setor, onde confiança, consistência, continuidade e, ainda um conjunto de relacionamentos, “practices” e “praxis” de sucesso identificados neste estudo, devem ser tidos em consideração como fatores essenciais no desenvolvimento de projetos desafiadores, criativos, racionais e catalisadores para a promoção de uma importante indústria no contexto empresarial mundial.
Although the management consultancy activities have had a considerable growth in terms of economic significance over the last years, these results haven’t been properly monitored by an increase number of conceptual and empirical research on this subject. By means of fighting the current lack of studies on the effective management consultant work, this thesis pretends to analyze the roll these consultants have on this area. For such purpose, their role in leading, reflecting, deciding and acting upon the knowledge and organizational practices transfer – “from analysis and formulation to implementation and control” – applied on their SME customers is put in perspective by this thesis. The resulting goal being to realize all the framework of the study in an analysis perspective tied to the field of strategy-as-practice research. The results of the empirical analysis under the form of structured interviews and questionnaires, applied to management consultants and SME managers – in such geographical locations as: the Great Lisbon Area, the cities of Leiria and Setúbal, the Douro, the Madeira’s Archipelago, the Minho, the Beira-Alta and Algarve regions – demonstrated that the management consultancy stands upon a intensive knowledge base, with the learning process as key factor for the development of that same knowledge, being “competence” the common core of steps to consider in its development, as a ground base approach. Competitiveness, release of funds, processes’ optimization, know-how, profitability, innovation, new experiences and ideas, market and business knowledge, are therefore part of a cooperative model of co-responsibility in this sector. Confidence, consistency, continuity and also a set of relationships, “practices” and “praxis” of success identified in the study, should be taken into account as essential factors in the development of defying, creative, rational and catalytic projects to the promotion of an important industry in the world business context.
Designação do grau: Doutoramento em Gestão Geral, Estratégia e Desenvolvimento Empresarial
Arbitragem científica: yes
Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:T&D-TD - Teses de doutoramento

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
phd_renato_lopes_costa.pdf3,8 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.