Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/1155
Autoria: Russo, Susana Bilou
Orientação: Monteiro, Pedro Miguel Pinto Prista
Data: 2008
Título próprio: As bandas filarmónicas enquanto património: um estudo de caso no concelho de Évora
Referência bibliográfica: RUSSO, Susana Bilou – As bandas filarmónicas enquanto património: um estudo de caso no concelho de Évora [Em linha]. Lisboa: ISCTE, 2008. Tese de mestrado. [Consult. Dia Mês Ano] Disponível em www:<http://hdl.handle.net/10071/1155>.
Palavras-chave: Banda filarmónica
Património cultural
Cultura popular
Cultura Erudita
Associativismo
Cultural heritage
Brass Bands
Popular culture
Erudition
Associativism
Resumo: Este trabalho centra-se no estudo sobre as Bandas Filarmónicas. Através da investigação no terreno que será desenvolvida em três Bandas Filarmónicas do concelho de Évora, procuraremos perceber como se apresenta actualmente esta prática musical e qual o envolvimento que estabelece com o seu contexto. Num primeiro momento, tomamos como ponto de partida, os trabalhos e as bibliografias existentes sobre este tema e analisamos as suas abordagens, de modo a compreender a forma como tem sido representada e interpretada a prática filarmónica pelas várias áreas de estudo, ao longo do tempo. A observação, dos poucos trabalhos realizados sobre este assunto, faz-nos reflectir sobre a razão que poderá estar associada a este facto e que se prende com a identidade da própria Banda Filarmónica que se estrutura numa relação de duplas dinâmicas sociais e culturais. Desta forma, este nosso trabalho, para além de contribuir para um maior conhecimento sobre as instituições filarmónicas, procurará reflectir sobre uma questão, relativamente à qual pretendemos obter uma resposta e, que nos permitirá ter uma melhor percepção da prática filarmónica. Este estudo procurará responder a que título é que uma banda pode ser considerada património cultural. Começando, como tal, por fazer um enquadramento histórico e social das Bandas Filarmónicas de modo a compreender a sua evolução e os vários contextos a que tem estado associada até aos dias de hoje.
This study is focussed on the Brass Bands through the field investigation about three Brass Bands in the area of Évora; we’ll try to understand how this musical form presents itself today and how it relates to its context. At first, we start with the existing texts and bibliographies on the matter and we analyse their approaches so that we can comprehend how this musical type has been represented and interpreted by different learning areas throughout the times. By studying the few things done on this subject, we have to question ourselves about the reasons which can be associated to this fact and that have to do with the Brass Band’s own identity being that it structures itself on a double dynamic relation, both a social and a cultural one. This way, our work, besides contributing to enlighten our knowledge about the philharmonic institutions, will try to answer a question that will allow us to better understand the philharmonic practise. This study will try to explain why a Brass Band might be considered cultural heritage. Starting by contextualising historically and socially the Brass Bands so that we can cast some light on their evolution and the different contexts they have been associated with up to our days.
Designação do grau: Mestrado em Antropologia
Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:T&D-DM - Dissertações de mestrado

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