Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/11468
Autoria: Santos, Sofia Alexandra de Oliveira Gomes Melo dos
Orientação: Carmo, Renato
Data: 2015
Título próprio: Das pessoas e seus lugares: Mobilidade quotidiana e desigualdades socioterritoriais na Lisboa metropolitana
Referência bibliográfica: Santos, S. A. O. G. M. (2015). Das pessoas e seus lugares: Mobilidade quotidiana e desigualdades socioterritoriais na Lisboa metropolitana [Tese de doutoramento, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório do Iscte. http://hdl.handle.net/10071/11468
ISBN: 978-989-732-851-0
Palavras-chave: Mobilidade geográfica
Desigualdade social -- Social inequality
Área Metropolitana de Lisboa
Identidade
Ordenamento do território -- Territorial planning
Geographical mobility
Lisbon metropolitan area
Place
Identity
Resumo: A investigação pretende dar um contributo para o estudo das práticas e representações dos percursos de mobilidade quotidiana. Procura-se compreender a relação entre mobilidade geográfica, desigualdades sociais e discursos de diferenciação social e identidade territorial. O estudo foca-se na Área Metropolitana de Lisboa (AML). Considera-se a estrutura urbana enquanto fornecedora de possibilidades e constrangimentos para a mobilidade dos indivíduos e das famílias e factor determinante na maior ou menor acessibilidade aos lugares (de trabalho, residência, lazer, família, etc.). Neste sentido importa averiguar em que medida o planeamento urbano na AML integra uma perspectiva multidimensional sobre as mobilidades e reconhece o seu papel na reprodução das desigualdades socio-espaciais. A análise extensiva dos dados estatísticos demonstra uma multiplicidade de padrões de mobilidade quotidiana produzidos na justaposição de dinâmicas territoriais e sociais. A diversidade não esconde, contudo, a prevalência de estruturas desiguais, com a acumulação de vantagens ou, pelo contrário, de factores de periferização face ao tecido social e urbano. A sinalização de desigualdades territoriais, de rendimento, género ou de idade - entre outras identificadas nas práticas de mobilidade - em articulação com a leitura crítica das políticas, reforça a pertinência de trabalhar sobre as possibilidades que se apresentam às pessoas, e sobre a forma como são interpretadas e apropriadas, na tradução quotidiana das desigualdades na mobilidade.
The research aims to contribute to the study of practices and representations of mobility. The goal is to increase understanding on the relations between daily mobility, social inequalities and discourses of place identity and social differentiation in Lisbon Metropolitan Area (LMA). Urban structure provides possibilities and constraints to individual and family mobilities representing an important factor on place acessibility (regarding work, home, family, leasure, etc.). Accordingly, it is important to examine how does LMA urban planning take into account a multidimensional perspective on mobility and recognizes its role on social and spatial inequalities reproduction. The statistical data available unveiled diverse daily mobility patterns produced by combined spatial and social dynamics. It is shown however a prevalence of unequal structures through cumulative advantages or, on the contrary, periferization factors in some groups. Inequalities regarding place, income, gender or age, within others, are identified in mobilities. A critical perspective on urban policy is developed in articulation with these findings which reinforces the need to work on peoples’ mobility potentials, their meanings and on the reflection of inequalities on their daily mobilities.
Designação do grau: Doutoramento em Sociologia
Arbitragem científica: yes
Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:T&D-TD - Teses de doutoramento

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