Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/11425
Autoria: Martins, Raquel Ferreira
Orientação: Silva, Augusto Ernesto Santos
Data: 2015
Título próprio: O papel da cultura em estratégias de desenvolvimento local dirigidas à requalificação de zonas urbanas demograficamente envelhecidas: estudo de caso focado na freguesia de Miragaia, Porto
Referência bibliográfica: MARTINS, Raquel Ferreira - O papel da cultura em estratégias de desenvolvimento local dirigidas à requalificação de zonas urbanas demograficamente envelhecidas: estudo de caso focado na freguesia de Miragaia, Porto [Em linha]. Lisboa: ISCTE-IUL, 2015. Dissertação de mestrado. [Consult. Dia Mês Ano] Disponível em www:<http://hdl.handle.net/10071/11425>.
Palavras-chave: Desenvolvimento local
Desenvolvimento integrado
Participação
Cultura
Capital social
Turismo
Resumo: Uma abordagem territorialista de desenvolvimento valoriza o elemento locus na elaboração das estratégias de intervenção, de forma a garantir a sua consolidação e sustentabilidade a longo prazo. A integração dos recursos endógenos (materiais e imateriais) numa estratégia multidimensional desperta uma verdadeira identificação e autoestima individual e coletiva da comunidade, reforçada pela sua participação que se revela, ao mesmo tempo, um recurso valioso e legitimador do próprio processo de intervenção. Quando bem conduzidos, os processos de intervenção assimilam a cultura local, que se traduz nos recursos patrimoniais, mas também nos recursos imateriais como os valores, as crenças e normas que regem toda a vida quotidiana da comunidade em questão. Foi nesta perspetiva que se refletiu sobre o papel da cultura em estratégias de desenvolvimento local em zonas urbanas envelhecidas, tendo como referencial empírico Miragaia, uma freguesia pertencente ao centro histórico do Porto. Tendo em conta a caracterização socioeconómica, institucional e patrimonial realizada, obteve-se um entendimento abrangente das necessidades e dos recursos disponíveis, esquematizados numa análise SWOT. O território em estudo revela ser afetado pelas fragilidades estruturais comuns aos núcleos urbanos antigos, nomeadamente, população envelhecida e degradação habitacional. As soluções que têm vindo a ser apresentadas aos centros históricos, passam por uma requalificação habitacional e patrimonial e por uma atividade turística direcionada, o que a longo prazo revela beneficiar interesses mercantilistas em detrimento dos interesses da comunidade local. O que se pretende com este trabalho é apresentar uma perspetiva que privilegie a população moradora do território em questão.
Designação do grau: Mestrado em Estudos de Desenvolvimento
Arbitragem científica: yes
Acesso: Acesso Restrito
Aparece nas coleções:T&D-DM - Dissertações de mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
2015_ECSH_DEP_Dissertação_Raquel Ferreira Martins.pdf
  Restricted Access
1,56 MBAdobe PDFVer/Abrir Request a copy


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.