Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/11408
Autoria: Almeida, Mafalda Pestana Nascimento Ferreira de
Orientação: Lage, Miguel
Data: 2015
Título próprio: O impacto da comunicação em blogues em Portugal: a perspetiva dos intervenientes
Referência bibliográfica: ALMEIDA, Mafalda Pestana Nascimento Ferreira de - O impacto da comunicação em blogues em Portugal: a perspetiva dos intervenientes [Em linha]. Lisboa: ISCTE-IUL, 2015. Dissertação de mestrado. [Consult. Dia Mês Ano] Disponível em www:<http://hdl.handle.net/10071/11408>.
Palavras-chave: Relações públicas
Marketing de conteúdos
ROI blogues
Public relations
Content marketing
ROI blogs
Resumo: Procurou-se com este trabalho descortinar o panorama nacional do que tem sido a aposta das marcas num diálogo cada vez mais próximo com os consumidores nas redes sociais, recorrendo à produção de conteúdos sobre produtos e serviços através dos blogues, dotando-os do reconhecimento e da voz que cada vez mais este tipo de plataformas sociais assumem no contexto da comunicação das marcas. Com a vontade de saber mais sobre o “Estado da Nação” e partindo dos parcos estudos nacionais sobre o tema, os objetivos concretos desta dissertação foram os de perceber qual o retorno esperado por parte das marcas quando utilizam os blogues como forma de comunicação com o consumidor, entender as métricas utilizadas para avaliar o resultado desse trabalho e “fotografar” o panorama atual desta realidade em Portugal, ensaiando uma projeção de perspetivas futuras. Através de entrevistas a vários informantes-chave dentro do universo das marcas, agências e blogues a atuarem naquele mercado, foi possível perceber os principais pontos de encontro e rutura das várias perspetivas em análise. Neste contexto, concluiu-se sobre o retorno esperado da comunicação em blogues por parte das marcas, ganhou-se um maior conhecimento sobre o processo de avaliação dos blogues e as métricas utilizadas, tanto na fase de seleção do blogue, como na avaliação de resultados de uma determinada comunicação. Por fim, elencaram-se alguns desafios e oportunidades decorrentes da atual forma de interação entre marcas, agências e blogues.
This study’s aim is to unveil the national panorama around brand’s bet on a closer dialogue with consumers inside social networks, by investing on content creation about products and services by bloggers, giving them the power of recognition and voice that have been characterizing this type of social platforms, inside brands’ communications. Willing to know more about the “State of the Nation” and also motivated by the poor domestic literature on this thematic, the concrete goals of this dissertation were understanding the return on investment expected by brands while choosing blogs as a way to get closer to the consumer, to better understand the metrics used to evaluate this work and to take a “picture” to this whole environment while trying to make a simple projection of future perspectives. Through several interviews to some interesting people responsible for brands, agencies and blogs, it was possible to understand the main coincident and rupture issues of these different perspectives. In this context conclusions were achieved about the expected return on investment of communicating through blogs, about the metrics used to evaluate the results of each activity or partnership and also how brands select these platforms. Following this analysis, it was possible to unveil some challenges and opportunities on how brands, agencies and blogs coexist. Key-words: .
Designação do grau: Mestrado em Marketing
Arbitragem científica: yes
Acesso: Acesso Restrito
Aparece nas coleções:T&D-DM - Dissertações de mestrado

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Tese de Mestrado MKT_Mafalda Almeida_IMPACTO COMUNICAÇÃO BLO.pdf
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