Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/10969
Autoria: Alves, Paula Cristina Rodrigues
Orientação: Machado, Maria João Cardoso Vieira
Data: 2014
Título próprio: A divulgação e utilização das abordagens por atividades em Portugal
Referência bibliográfica: ALVES, Paula Cristina Rodrigues - A divulgação e utilização das abordagens por atividades em Portugal [Em linha]. Lisboa: ISCTE-IUL, 2014. Dissertação de mestrado. [Consult. Dia Mês Ano] Disponível em www:<http://hdl.handle.net/10071/10969>.
Palavras-chave: Abordagem por atividades
ABC
TDABC
Métodos de valoração de produtos/serviços
Approaches by activities
Valuation methods products/services
Resumo: O objetivo do presente estudo é contribuir para o conhecimento dos métodos de valoração dos produtos/serviços utilizados nas empresas portuguesas. Os objetivos mais específicos são analisar a taxa de conhecimento e utilização das abordagens por atividades, identificar os fatores que levam à sua utilização, identificar se existem associações entre as características dos responsáveis financeiros e o seu conhecimento das abordagens por atividades, e se existem associações entre as características das empresas e os métodos de valoração utilizados. O inquérito foi realizado aos responsáveis financeiros das 500 maiores e melhores empresas nacionais. Os resultados obtidos na presente investigação sugerem que a maioria das empresas portuguesas conhece pelo menos uma das abordagens por atividades, o ABC. Encontrou-se ainda associação entre o seu conhecimento e as características dos responsáveis financeiros, que compreendem a idade, o género e a formação académica. No que se refere à utilização das abordagens por atividades, a grande maioria das empresas não utiliza nem o ABC, nem o TDABC devido á falta de interesse na sua adoção, elevados custos associados à implementação deste método e a publicidade negativa sobre o método. As poucas empresas que adotam o ABC têm por necessidade a obtenção de informação relevante e precisa sobre os custos reais de cada produto ou serviço e a necessidade de tornar os processos mais eficientes e eficazes. Por último, encontrou-se também a associação entre os métodos de valoração utilizados e as características das empresas, setor de atividade, forma jurídica e a detenção do capital.
The aim of this study is to contribute to the knowledge of the valuation methods of products/services used in Portuguese firms. The more specific objectives are to analyze the knowledge rate and use of the approaches by activities, identifying the factors that lead to their use, to identify whether there are associations between the characteristics of financial responsibility and his knowledge of the approaches by activities, and if there are associations between business characteristics and valuation methods used. The survey was conducted among financial officers of the 500 largest and best national companies. The results obtained in this study suggest that most Portuguese companies know at least one of the approaches by activities, ABC. There is also an association between their knowledge and the characteristics of responsible financial, comprising age, gender and educational background. Regarding the use of approaches for activities, the vast majority of companies do not use neither the ABC nor the TDABC due to lack of interest in their adoption, high costs associated with implementation and the negative publicity about the method. The few companies adopting the ABC have the need to obtain relevant and accurate information about the actual costs of each product or service and the need to make them more efficient and effective processes. Finally, we also found an association between the valuation methods used and the characteristics of firms, sector of activity, legal form and the shareholding.
Designação do grau: Mestrado em Contabilidade
Arbitragem científica: Sim
Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:T&D-DM - Dissertações de mestrado

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