Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/10946
Autoria: Brito, Maria Luísa Costa Sola Terra de
Orientação: Lopes, Pedro Faria
Data: 2015
Título próprio: Teste do ensino de língua gestual portuguesa usando jogo digital Gestual Life
Referência bibliográfica: BRITO, Maria Luísa Costa Sola Terra de - Teste do ensino de língua gestual portuguesa usando jogo digital Gestual Life [Em linha]. Lisboa: ISCTE-IUL, 2015. Dissertação de mestrado. [Consult. Dia Mês Ano] Disponível em www:<http://hdl.handle.net/10071/10946>.
Palavras-chave: Jogo digital
Lingua gestual portuguesa
Aprendizagem
Deficiência auditiva
Digital game
Learn
Portuguese sign language
Hearing impairment
Resumo: Um dos problemas enfrentados por alguns elementos da nossa sociedade, nomeadamente pela comunidade de surdos, trata-se da dificuldade de comunicar utilizando a voz. Este problema levou esta comunidade a desenvolver o seu próprio método de comunicação, método este que não é de ensino obrigatório para o restante da sociedade criando uma barreira de interacção. O Gestual Life, trata-se de um jogo que fornece um ambiente propício a que qualquer pessoa interessada em aprender língua gestual portuguesa, possa dar os primeiros passos na aquisição desse conhecimento. Pretende-se com esta ferramenta, motivar a aprendizagem, introduzindo o utilizador a palavras utilizadas no dia-a-dia e colocando à prova a obtenção desta informação. Nesta dissertação será descrito o trabalho desenvolvido para reestruturar e expandir a implementação original do Gestual Life, de modo a torná-lo totalmente funcional como ferramenta, com vista a contribuir para colmatar esta barreira presente na sociedade. Os resultados obtidos dos testes realizados ao jogo, indicaram que o Gestual Life possui capacidades para motivar a aprendizagem. O facto de proporcionar uma experiência que incentiva à exploração demonstrou-se um factor relevante.
of the problems faced by some members of our society, particularly through the deaf community, is their difficulty communicating using speech. This problem led this community to develop their own method of communication. Learning this method is not mandatory for regular kids which increases the interaction barrier. Gestual Life is a game that provides an environment favorable for anyone that is interested in learning portuguese sign language to take the first steps to acquire this knowledge. The aim of this tool, is to motivate learning by introducing words used in everyday life, and testing acquisition of this information. This thesis describes the work overtook to restructure and expand the original implementation of Gestual Life, in order to make it fully functional as a tool to help to overcome this barrier present in society. The results of the tests indicated that Gestual Life has capabilities to motivate learning. The fact that it provides an experience that encourages free exploration proved to be a relevant factor both to the game experience and the learning performance.
Designação do grau: Mestrado em Engenharia Informática
Arbitragem científica: Sim
Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:T&D-DM - Dissertações de mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Dissertação sem anexos Luisa Brito - 33573.pdf12,18 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.