Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/1021
Autoria: Capucha, Luís
Data: Out-1988
Título próprio: O campo da tauromaquia
Número: Nº5
Paginação: pp.147-165
ISSN: 0873-6529
Palavras-chave: Tauromaquia
Campo
Relações sociais
Classes sociais
Bullfighting
Countryside
Social relations
Social classes
Resumo: No campo da tauromaquia, «uns não abdicam do uso das mãos e do esforço físico, outros não descem do cavalo». A tauromaquia enquanto espaço de relações sociais e simbólicas de inegável peso na sociedade portuguesa, organiza-se em tomo da oposição entre o toureio a pé e o toureio a cavalo, cujos protagonistas decalcam, sob formas específicas do campo criadas nas suas lutas internas, a estrutura das relações entre as classes sociais. Esta a principal conclusão a retirar do estudo das práticas e das simbologias toureiras à luz do "conceito de campo" de Bourdieu que igualmente permite destacar as formas de hierarquização e organização dos agentes envolvidos na arte de lidar loiros e de apreciar (conhecer) o toureio.
On the area of tauromachy «some do not renounce to the use of their hands and physical effort, others do not get off their horses». Tauromachy as a sphere of social and symbolic relations with an undeniable weight within the Portuguese society, organizes itself according to the opposition between the art of fighting bulls afoot and on horseback, whose protagonists copy, under specific forms of the area which were created during their infernal fights, the structure of relations among the social classes. This is the main conclusion we may draw from the study of the practices and symbologies relating to the bullfight by the light of Bourdieu"s «area concept», which also allows us to point out the forms of hierarchization and organization of the agents that take part in the art of fighting bulls and appreciating (understanding) the bullfight.
Au champ de la tauromachie, «les uns ne renoncent pas a l"usage des mains et de l"effort physique, les autres ne descendent pas du cheval». La tauromachie en tant qu"espace de relations sociales et symboliques d"un poids incontestable dons la société portugaise, s"organise autour de l"opposition entre le combat de taureaux mené pieds sur ferre et ce même combat mené a cheval, dont les protagonistes décalquent, sous des formes spécifiques du champ établies au cours de ses luttes internes, la structure des relations entre les classes sociales. Voilá la principale conclusion qu"on peut inférer de l"étude des pratiques et des symbologies du combat de taureaux à la lumière du «concept de champ» de Bourdieu, qui permet aussi de mettre en évidence les formes de hiérarchisation et d"organisation des agents qui sont présents dons l"art de combattre les taureaux et d"apprécier (connaître) le combat de taureaux.
En el campo de la tauromaquia, «unos no abdican del uso de las manos y el esfuerzo físico, otros no se bajan del caballo». La tauromaquia en cuanto que espacio de relaciones sociales y simbólicas de innegable peso en la sociedad portuguesa, se organiza en torno de la oposición entre el toreo a pié y el toreo a caballo, cuyos protagonistas copian, bajo formas específicas del campo creadas en sus luchas internas, la estructura de las relaciones entre las clases sociales. Ésta es la principal conclusión a retirar del estudio de las prácticas y de las simbologías toreras a la luz del «concepto de campo» de Bourdieu que igualmente permite destacar las formas de jerarquización y organización de los agentes envueltos en el arte de lidiar toros y de apreciar (entender) el toreo.
Arbitragem científica: Sim
Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:CIES-RN - Artigos em revistas científicas nacionais com arbitragem científica

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
7.pdf5,62 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.