Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/10158
Autoria: Anjo, Mafalda de Medeiros Faria Cara de
Orientação: António, Nelson
Data: 2014
Título próprio: Competitive intelligence within the higher education sector, an academic and organisational approach
Referência bibliográfica: Anjo, M. M. F. C. (2014). Competitive intelligence within the higher education sector, an academic and organisational approach [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório do Iscte. http://hdl.handle.net/10071/10158
Palavras-chave: Inteligência competitiva
Universidades
Informação
Decisão -- Decision
Competitive intelligence
Universities
Information
Resumo: O actual contexto do ambiente de negócios, fortemente marcado pelo fácil e rápido acesso a informação, a globalização de práticas e o crescente nível de competitividade, leva a que as empresas procurem outras formas de se manterem em jogo e obterem e conservarem uma vantagem competitiva. As organizações deparam-se com um problema de gestão de informação: a mesma deve ser correcta, aparecer no momento certo e ser transmitida à pessoa certa dentro da organização para ajudar, da melhor forma possível, no processo de tomada de decisão. É neste contexto que a temática de Inteligência Competitiva ganha relevo dentro das organizações. As Instituições do Ensino Superior, em particular as Universidades, lidam tipicamente com informação e conhecimento e, apesar de operarem segundo leis específicas e terem fins diferentes da maior parte das organizações, são também afectadas por este contexto. O objectivo deste estudo é tentar perceber se é possível relacionar a temática de Inteligência Competitiva, tanto de um ponto de vista organizacional – em que as universidades possam utilizar esta estratégia como resposta para optimizar o seu processo de gestão de informação e posterior tomada de decisão, assentes numa óptica de processamento inteligente da informação –, e também segundo um ponto de vista académico – em que as universidades actuam como impulsionadoras da Inteligência Competitiva junto dos jovens que formam. O método de análise utilizado foi o estudo qualitativo de cariz indutivo, mais especificamente a aplicação de entrevistas a especialistas na área de Inteligência Competitiva.
The current context of the business environment, strongly marked by the quick and easy access to information, the globalisation and the increasing level of competitiveness, leads companies to seek other ways of staying in the game and obtain and retain a competitive advantage. Organisations face an information management problem: the same must be accurate, appear at the right time and be transmitted to the appropriate person within the organisation to help in the best way possible in the decision-making process. It is in this environment that the topic of Competitive Intelligence (hereafter referred to as CI) becomes important within organisations. The Higher Education Institutions, particularly Universities, typically deal with information and knowledge and, even though they operate under specific laws and have different purposes of most of organisations, are also affected by this context. The aim of this study involves trying to understand if it is possible to relate the topic of Competitive Intelligence, both from an organisational point of view – in which universities can use this strategy as a response to optimize their management information process and later the decision making one, based on optical intelligence information process –, and also according to an academic point of view – where universities act as drivers of Competitive Intelligence among the young people they form. The method of analysis utilised was the qualitative study of inductive nature, in particular the implementation of interviews to experts in the field of Competitive Intelligence.
Designação do grau: Mestrado em Gestão de Empresas
Arbitragem científica: Sim
Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:T&D-DM - Dissertações de mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
master_mafalda_faria_anjo.pdf913,29 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.